VITEC: Vigilância Integrada, Ágil e de Precisão (georreferenciada)

Organizamos os conceitos desta página em 5 grupos: Benefícios, Definições, Características, Funcionalidades e Relatórios.
Aqui o gestor em saúde pode entender um pouco mais das especificações do software VITEC e utilizar estas informações para a tomada de decisão de agendamento de uma reunião para demonstração do Software VITEC de vigilância integrada em saúde com tecnologia (monitoramento em tempo real em epidemiologia, entomologia e arboviroses).
Atualizamos sistematicamente esta tela conforme a participação nos processos de aquisição do software para facilitar os profissionais envolvidos com o tema da aquisição e acompanhamento do uso do software.


O que é VITEC?

Benefícios  Definições  Características  Funcionalidades  Relatórios 



BENEFÍCIOS

  1. LEGADO PARA A CIDADE: “Empoderamento” do gestor de saúde e legado para a cidade - redução da burocracia para facilitar a liderança do gestor de saúde – funcionalidades que facilitam os trabalhos burocráticos como criação de relatórios para apoiar os gestores de saúde na tomada de decisão, importação e exportação de dados para participação de convênios e integração com outros softwares e criação do mapa da cidade.

  2. PROMOÇÃO DA SAÚDE EM TEMPO REAL: Mais tempo para planejamento e promoção da saúde. O gestor poderá acessar em tempo real as principais informações vindas do campo (visitas de rotina, buscas ativas) que serão atualizadas dinamicamente possibilitando aos gestores mais tempo para listarem e proporem ações preventivas e rotinas para redução do potencial de transmissão e danos dos agravos.

  3. PRODUTIVIDADE NAS VISITAS DE CAMPO: Mais tempo, agilidade e precisão para visitas de campo - aplicativo com coleta ágil e precisa (georreferenciada) de dados para facilitando o trabalho dos agentes de endemias.


DEFINIÇÕES

  1. VITEC é um Software de Vigilância Integrada com Tecnologia de Informação para a área de Saúde Pública administrar e automatizar programas voltados às doenças causadas por vírus e transmitidas de forma direta ou por vetor, zoonoses e acidentes com animais peçonhentos possibilitando dar foco na prevenção e programar, executar e acompanhar as ações de controle.

  2. É uma ferramenta que auxilia os gestores e agentes de saúde da prefeitura no trabalho de diminuição da infestação dos insetos (como o Aedes aegypti) transmissores de doenças e a força (carga) de transmissão de vírus e assim de forma preventiva reduzir o custo assistencial e hospitalar.

  3. Continuamente aprimorado para possibilitar ao gestor público de saúde integrar em um único software os indicadores entomológicos, epidemiológicos, virológicos, genômicos, de epizootias e ambientais com o objetivo de definir ações de campo de prevenção e controle baseadas em cenários operacionais.

  4. Desenvolvido pela CYGNUS, empresa especializada em software para área de saúde ambiental, com uma equipe de analistas capacitados e que tem como visão desenvolver um sistema de informação em saúde ambiental de qualidade internacional.


CARACTERÍSTICAS

1 Indicadores Integração para caracterizar risco
2 Programas de saúde Sistematização das rotinas dos programas
3 Processos e ações Padronização e gestão
4 Tomada de decisão Aumento da velocidade e precisão
5 Simplificação Implantação, manutenção e desenvolvimento otimizado
6 Viabilização Avanços da tecnologia de informação acessíveis
7 Capacitação Definição do grupo de implantação e programa de atualização

FUNCIONALIDADES

1 Mapa da cidade Atualização da base territorial com tecnologia de georreferenciamento
2 Base de dados Indicadores primários (gerados pela prefeitura) e secundários (importados)
3 Aplicativo Para facilitar a coleta de informações de campo
4 Cenários de risco Caracterização para a programação das ações preventivas e curativas
5 Sala de situação Física ou virtual - voltada para o processo de decisão
6 Confidencialidade Os dados e informações são da prefeitura e o software da CYGNUS
7 API Integração com outros softwares da prefeitura (adequações legais)

RELATÓRIOS (mapa, tabela e/ou gráfico)

1 Infestação Para medir o impacto das ações
2 Carga viral Sobre a circulação do vírus
3 Indicadores Cruzamento dos dados
4 Risco Atual e histórico - para a priorização das ações
5 Ações e rotinas Planejamento e acompanhamento das ações em tempo real
6 Equipe Locais onde os agentes trabalham com dados históricos e futuros

Fale conosco



^